Geração on-line


A comunicação humana surgiu com a necessidade de se relatar os fatos ocorridos na vida de alguém para isso passamos por sinais de fumaça, ruídos de tambores, mensageiros que viajando longas distâncias para a entrega de uma carta, correio aéreo, telégrafo, telefone e finalmente a internet
Faz apenas 14 anos que a população brasileira foi apresentada a internet, em 10 anos após o lançamento o Brasil alcançou o recorde de tempo de uso com 21h20m de navegação por mês. A França, com tempo médio por internauta residencial de 20 horas e 55 minutos, os Estados Unidos, com 19 horas e 30 minutos, Alemanha, com 18 horas e 56 minutos, o Japão, com 18 horas e 31 minutos e o Reino Unido, com 18 horas e 29 minutos, foram os países que mais se aproximaram do Brasil, entre os dez medidos com a mesma metodologia. Hoje esse numero aumento para 69h55m graças as redes sociais on-line, Orkut, MSN, MySpace, Facebook, Twitter, Blogs entre outros muitos
Vou utilizar a explicação do Wikipédia sobre rede social porque não e esse assunto que quero abordar, mas e fundamental a sua compreensão. “Rede Social é uma das formas de representação dos relacionamentos afetivos ou profissionais dos seres humanos entre si ou entre seus agrupamentos de interesses mútuos. A rede é responsável pelo compartilhamento de idéias entre pessoas que possuem interesses e objetivo em comum e também valores a serem compartilhados. Assim, um grupo de discussão é composto por indivíduos que possuem identidades semelhantes. Essas redes sociais estão hoje instaladas principalmente na Internet devido ao fato desta possibilitar uma aceleração e ampla maneira das idéias serem divulgadas e da absorção de novos elementos em busca de algo em comum”.
Pois bem então como tudo isso afeta a juventude no pais
A internet desfaz a fronteira de tempo e espaço, você pode estar em um lugar a quilômetros de distancia de outra pessoa podendo vê e ouvi-la em tempo real isso e sensacional sem sombra de duvidas, mas quais são os limites disso?
Há um tempo cerca de 3 anos existia um erro no MSN que possibilitava que uma pessoa visse a outra pessoa pela webcam sem que ela soubesse uma verdadeira espiam do lado do computador que flagrava sem você suspeitar, mas esse problema já foi solucionado, mas será que impede realmente que coisas parecidas não aconteçam?
Alem disso existem aqueles que se amostram sabendo das conseqüências, mas isso não as inibe e mostram de tudo na webcam ou fala de tudo o que e um grande problema não só para o nosso pais, mas para todo mundo, como combater a pedofilia se a jovem se dispõe a esse tipo de exposição sem serem forçados ou aliciados e como impedir a veiculação desse material ou mais grave ainda quem é o responsável pela propagação da pedofilia sem aliciamento? Os pais que não deram a devida orientação, os usuários que buscam esse tipo de material, ou a criança que busca usar seu corpo com objeto sexual para chamar atenção?
A internet causo uma revolução no modo de namorar "É possível sim se apaixonar por idéias inventadas, sem dono, ou cujo dono não é o mesmo corpo que as tecla no microcomputador. Podemos inventar outra identidade ou utilizar frases de outras pessoas. Vivemos numa nova era, onde encontrar-se no cyberespaço, trocar idéias com pessoas do outro lado do mundo sem nunca tê-las encontrado fisicamente, fazer sexo e apaixonar-se através de um chat não é mais ficção-científica. É realidade", diz professora de psicologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Lídia Weber. Mesmo o casal não se conheceu na internet e bem provável que eles mantenham um relacionamento on-line tão intenso quanto presencial porque mesmo sem o apelo físico a conexão com o mundo virtual e tão real que afeta os sentimentos e o ID das pessoas o namoro via internet nada mais é que um reflexo de nosso tempo, tão individualista e ligado ao consumo rápido e descartável. A questão tem dois lados. O negativo, a pessoa clica e fala com quem lhe interessa no momento que quiser, inventa-se um personagem, ou seja, não se respeita o outro do outro lado do monitor. O lado positivo, se a partir de paqueras via net, o adolescente consegue se soltar e vivenciar mesmo virtualmente o que é se relacionar com alguém
Dia 29 de outubro foi lançado o Marco Regulatório Civil da Internet é um meio de consulta à população com a finalidade de definir regras legais para garantir os direitos, deveres e responsabilidades quanto ao uso da internet por parte dos brasileiros. Qualquer cidadão pode participar da discussão na página do Marco Civil (http://culturadigital.br/marcocivil/) e postar comentários e sugestões sobre os temas inicialmente listados na proposta de consulta. Você também pode acompanhar parte do debate através do Twitter (@marcocivil).
Enfim comunicação sempre vai evoluir a internet e um dos seus maiores avanços, mas qual será o próximo passo? Será que ficaremos como os humanos relatados no filme Wall-e? Eles não tinham contato pessoal com um com o outro erra tudo através da rede de relacionamentos virtual alem disso eles não faziam nada tudo erra feito por computadores eles nem contemplavam a beleza das coisas porque estavam sempre diante da pela do computador, será que essa será o nosso futuro?
Depois que plugaram a internet na a mais como desligar ela torna a utopia do mundo globalizado em algo real e não existe privacidade que não possa ser penetrada. Nenhum segredo pode ser mantido em um mundo civilizado

1 comentários:

Anônimo 6 de abril de 2011 às 17:19  

Se um rapaz de 23 anos pegar uma menina da sua faculdade que deu em cima dele, de 16 anos, que ele não sabia a idade inclusive por ser ela mais alta que ele, até aí tudo bem, não há trauma, não há aliciamento e os dois foram felizes.
Mas aí uma professora mal amada, falso moralista, dá o flagra, chama a polícia e a tv. Com isso a vida do jovem está destruída para sempre. Acho que pedofilia sem aliciamento não deveria ser crime.

Um pouco de blábláblá

Minha foto
São Gonçalo, Rio de Janeiro, Brazil
Carioca, gonçalense com orgulho... Incomum diferente e bagunceiro. Não fica em casa no fim de semana. Sempre anda em bando com os mesmos seres estranhos que teima chamar de grandes amigos. Escutador de tudo, leitor desenfreado. Apaixonado por cultura e pensamentos. Publicitário apaixonado por aquilo que faz. E acima de tudo com fé em Deus! Eterno inconformado com este século que tenta mudá-lo pela renovação do pensamento. Agora chega de blábláblá